domingo, 6 de maio de 2012

A predestinação e ação de Deus no mundo

PREDESTINAÇÃO: COMO DEUS AGE NA HISTÓRIA DAS PESSOAS?[1]

A fome na África. Como conciliar a bondade de Deus com
o sofrimento no mundo é o maior dilema da fé.
A predestinação é um conceito teológico que procura compreender a relação de Deus com o homem. E quer dizer que Deus na sua onisciência pode decidir antecipadamente os acontecimentos da vida de uma pessoa.
No cristianismo, a forma mais acentuada desta perspectiva está no calvinismo. Esta corrente teológica chegou afirmar que Deus escolhe previamente as pessoas que irão se salvar e as que irão se condenar. É um domínio total de Deus sobre a vida das pessoas. Neste sentido, o ser humano teria sua liberdade quase totalmente reduzida.
No catolicismo, acredita-se na dupla colaboração de Deus e do ser humano na construção da história de cada pessoa. Deus participa oferecendo a Graça e os dons necessários para a pessoa se desenvolver, viver bem e alcançar a felicidade e a própria salvação. Mas quem decide e acolhe esta participação de Deus é o homem. Deus respeita a liberdade do homem.
Portanto, os males no mundo não podem ser culpados diretamente a Deus. Ele não predestina pessoas para a felicidade e outras para a tragédia. Os males que acontecem com o ser humano têm basicamente três agentes:

a)      As ações da própria pessoal.
b)      As ações das outras pessoas com as quais convive.
c)      As ações da natureza que é falível.

Na maior parte dos acontecimentos a responsabilidade é do ser humano. Deus já lhe deu inteligência, discernimento, capacidade de realizar boas escolhas. Então, ele respeita a liberdade que o ser humano tem de fazer suas escolhas. A vida é uma teia de relações e nós não dependemos só de nossas ações, há cruzamentos de ações alheias e da natureza. Mas tudo ocorre na natureza, Deus não é o autor do mal. Se assim fosse Ele não poderia ser bom e misericordioso.


[1] Questão debatida no encontro sobre Estudos do Catecismo em Conceição de Ipanema, no dia 5 de maio de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário