domingo, 12 de fevereiro de 2012

Catequese Nacional

COMISSÃO DE CATEQUESE

Aconteceu mais um Encontro da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, com a presença dos três bispos referenciais, D. Jacinto Bergmann, D. José Antônio Peruzzo e D. Paulo Mendes Peixoto, e os catequistas coordenadores dos Regionais da CNBB.
Esse Encontro, acontecido em Brasília, DF, de 1 a 5 de fevereiro passado, nas Pontifícias Obras Missionárias (POM), foi oportunidade de discussão sobre a caminhada desse Trabalho Pastoral em todo o Brasil. Cada Regional apresentou sua caminhada, suas conquistas e dificuldades.
A intenção era de articulação e motivação para uma catequese bíblica cada vez mais comprometida com a missão evangelizadora da Igreja. Concluímos que muita coisa boa tem acontecido em todo o país, apesar das grandes dificuldades encontradas próprias de cada Regional.
Dos 17 Regionais, faltaram apenas três. Com isto conseguimos atingir um número de 222 arquidioceses, dioceses e prelazias. Foi uma visão do todo e o despertar da responsabilidade da Comissão acompanhar e motivar uma caminhada bíblico-catequética abrangente e cada vez mais efetiva.
Como desafios, principalmente nos Regionais do norte do Brasil, pudemos constatar: as grandes distâncias dentro de um mesmo Regional; o problema da deficiência econômica; a formação de catequistas para um trabalho mais em sintonia com os tempos de hoje; catequistas apenas com boa vontade etc.
São desafios que devem ser enfrentados, com coragem, dentro de uma caminhada organizada e de cooperação entre todos os diversos Regionais. As experiências de uns devem ajudar no empenho dos outros, principalmente formando uma rede de comunicação integrada.
Estamos na era da comunicação virtual. Temos ferramentas importantes nesta área, que podem ajudar muito na dimensão bíblico-catequética. Com elas as distâncias podem ser encurtadas sem muito esforço, sem perda de tempo e gastos desnecessários. Basta um pouco de conhecimento e esforço.
Para isto, estamos incentivando a formação dos “blogs” da catequese em cada Regional, por sua vez, em cada diocese, formando uma rede de comunicação para a dimensão Bíblico-Catequética em sintonia com o Blog da Comissão Nacional. Assim poderemos ajudar uns aos outros de forma barata, simples e rápida.

Dom Paulo Mendes Peixoto
Membro da Comissão Bíblico-Catequética Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário