domingo, 4 de dezembro de 2011

Plano Catequético - 2012

FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA

Como trabalhar a CF 2012 na sala de catequese


Joana Regina Gamito Silva*

 

DESCRIÇÃO: Plano de catequese para trabalhar o tema da Campanha da Fraternidade 2012 “Fraternidade e Saúde pública”.

OBJETIVOS GERAIS: Promover ampla discussão sobre a realidade da saúde no Brasil e das políticas públicas da área, para contribuir na qualificação, no fortalecimento e na consolidação do SUS, em vista da melhoria da qualidade dos serviços, do acesso e da vida da população.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Tema: "Fraternidade e saúde pública”. Lema: "Que a saúde se difunda sobre a terra! (Eclesiástico, 38,8).

ESTRATÉGIAS:
ü  Cantar com as crianças o Canto da CF ou rodar o cd da mesma e comentar de forma que eles entendam sobre o que é Saúde.
ü  Marcar com a turma maior uma visita ao Hospital da cidade.
ü  Informar as crianças do direito que elas à saúde garantido pelo ECA.
ü  Ensinar as crianças menores noções básicas de higiene corporal, tais como, escovar os dentes, tomar banho diariamente, cortar as unhas, cuidar dos cabelos para evitar piolhos, dormir na hora certa, ter cuidado com a alimentação e evitar comer guloseimas etc...

AVALIAÇÃO:

*Pedir as crianças que entrevistem o(a) Secretário(a) de Saúde e se informem os tipos de atendimento de saúde que podem ser realizados pelo SUS e o que é PSF.
*Entrevistar: Fonoaudiólogo, dentista, fisioterapeuta, médico clínico geral, pediatra e psicólogo para saber a função deles na área da saúde...
*Ensinar a cuidar da saúde através de atividades com gravuras, brincadeiras no pátio ou em sala que desenvolvam o raciocínio, como quebra-cabeças, e outros.
*Estimular as crianças para a  prática de exercícios físicos, futebol, peteca, caminhada, brincadeiras de correr e oração diária (diminui a ansiedade e a agressividade).
* Ler bons livros.

NÚMEROS DE ENCONTROS:  8 SÁBADOS.


*Coordenadora de Catequese - Conceição de Ipanema - MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário